Secretário-Geral da ONU clama por cooperação no Dia Internacional da Redução do Risco de Desastres
Saulo Aguiar
No ano de 2020, inúmeros desastres ambientais ocorreram ao redor de todo o mundo, com um significativo aumento do número de queimadas, de ciclones e inundações, tornando-se cada vez mais evidente a urgência da tomada de ações. Além disso, o dia 13 de outubro é considerado o Dia Internacional da Redução do Risco de Desastres, que ocorrem quando um evento físico perigoso (tal como um sismo, desabamento, furacão, inundação, incêndio ou algum outro fenômeno natural) provoca, direta ou indiretamente, danos a propriedades e faz um grande número de vítimas.
Além disso, nos últimos 50 anos, mais de 11 mil desastres puderam ser atribuídos a fenômenos climáticos e/ou meteorológicos, causando cerca de 2 milhões de mortes e perdas econômicas avaliadas em US$ 3,6 trilhões (R$ 19,9 trilhões).
Em razão de tal data, o Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres, fez um vídeo clamando por maior cooperação internacional para combater desastres naturais. No vídeo, ele cita a crise climática, agravada dramaticamente nas últimas duas décadas, e como uma má gestão dos países é capaz de piorar a crise de desastres naturais. António Guterres também aponta a pandemia do COVID-19 e diz que situações só pioram no atual cenário global.
No dia de hoje, dia para redução dos riscos de desastres, é fundamental mudar e agir unidos, buscando um mundo melhor futuramente.