ENEM

Questão sobre chuvas ácidas aparece no Enem, mas o que são elas?


O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) cobra com frequência temas relacionados ao meio ambiente. Uns dos temas que vem sendo cobrado abrange conhecimentos de biologia, química, geologia e atualidades. Recentemente o assunto em uma das questões foi sobre "chuvas ácidas". Mas o que são elas?

São chuvas com o pH mais ácido que o normal (menor que 5,6). Se originam da reação química entre as partículas de água que evaporam (H20), e gases poluentes (CO, CO2, SO3, SO2, N20, N02, NO) que podem ser liberados em erupções vulcânicas, na queima de combustíveis fósseis e na decomposição de matéria orgânica. Chegam até a atmosfera e encontram-se com as partículas de água. Essa reação forma os ácidos nítrico (HNO3) e sulfúrico (H2SO4).

Quais seus impactos no meio ambiente?

As chuvas ácidas geralmente se localizam nas cidades industrializadas porque liberam uma grande quantidade de poluentes. O dano acontece principalmente em monumentos históricos feitos de mármore e pedra de sabão, pois sofrem pela ação erosiva deste tipo de chuva. As chuvas podem chegar na natureza pela ação dos ventos, afetam a biodiversidade terrestre e marinha local, destruindo folhas e galhos de árvores, contaminando o solo, as águas subterrâneas, rios e provocando até a morte de peixes e outros animais que vivem no ecossistema atingido.

Um exemplo de prejuízo causado pelas chuvas ácidas é um município litorâneo chamado Cubatão, localizado em São Paulo, que apresenta um grande número de indústrias. A região conhecida pelas consequências sofridas pela chuva ácida nos anos 80 fica próxima da serra do mar, e acabou perdendo a vegetação porque as chuvas ácidas de Cubatão foram transportadas pelo vento.

Agora, dê uma olhada a seguir nas questões do Enem sobre esse conteúdo: 

Um dos problemas ambientais decorrentes da industrialização é a poluição atmosférica. Chaminés altas lançam ao ar, dentre outros materiais, o dióxido de enxofre (SO2), que pode ser transportado por muitos quilômetros em poucos dias. Dessa forma, podem ocorrer precipitações ácidas em regiões distantes, causando vários danos ao meio ambiente (chuva ácida).

Um dos danos ao meio ambiente diz respeito à corrosão de certos materiais. Considere as seguintes obras:

  1. monumento Itamarati – Brasília (mármore).
  2. esculturas de Aleijadinho – MG (pedra sabão, contém carbonato de cálcio).
  3. grades de ferro ou alumínio de edifícios.

A ação da chuva ácida pode acontecer em:

  1. 1 apenas
  2. 1 e 2 apenas
  3. 1 e 3 apenas
  4. 2 e 3 apenas
  5. 1, 2, e 3

Gabarito: 5

Em 1872, Robert Angus Smith criou o termo “chuva ácida”, descrevendo precipitações ácidas em Manchester após a Revolução Industrial. Trata-se do acúmulo demasiado de dióxido de carbono e enxofre na atmosfera que, ao reagirem com compostos dessa camada, formam gotículas de chuva ácida e partículas de aerossóis. A chuva ácida não necessariamente ocorre no local poluidor, pois tais poluentes, ao serem lançados na atmosfera, são levados pelos ventos, podendo provocar a reação em regiões distantes. A água de forma pura apresenta pH 7, e, ao contatar agentes poluidores, reage modificando seu pH para 5,6 e até menos que isso, o que provoca reações, deixando consequências. 

O texto aponta para um fenômeno atmosférico causador de graves problemas ao meio ambiente: a chuva ácida (pluviosidade com pH baixo). Esse fenômeno tem como consequência:

  1. a corrosão de metais, pinturas, monumentos históricos, destruição da cobertura vegetal e acidificação dos lagos.
  2. a diminuição do aquecimento global, já que esse tipo de chuva retira poluentes da atmosfera.
  3. a destruição da fauna e da flora, a redução dos recursos hídricos, com o assoreamento dos rios.
  4. as enchentes, que atrapalham a vida do cidadão urbano, corroendo, em curto prazo, automóveis e fios de cobre da rede elétrica.
  5. a degradação da terra nas regiões semiáridas, localizadas, em sua maioria, no Nordeste do nosso país.

Gabarito: 1