Desmatamento

Pássaros ficam desorientados após a derrubada de mata local em Ilhéus


Após a derrubada de amendoeiras na avenida Soares Lopes, semana passada, no centro de Ilhéus (BA), dezenas de pássaros estão sem ter para onde ir. Depois de terem perdido seu habitat, eles acabam por pousar em inúmeros locais do meio urbano, alguns, inclusive, bastante perigosos, como postes e fiações elétricas.

Todavia, um fato que chamou bastante atenção na cidade é que muitos acabaram ficando, até mesmo, nas telas de apartamentos próximos à região onde as árvores estavam plantadas.

Diversos moradores da região alertaram sobre as perdas ambientais sem as árvores e demonstraram sua indignação através de vídeos que mostram os pássaros voando pelo canteiro sem ter onde pousar, ou até mesmo tentando entrar em uma varanda de apartamento. Foi realizada, também, uma petição que repudiava a ação da prefeitura, e pedia que a mesma fosse interrompida antes de mais derrubadas que estariam previstas, além do replantio de árvores nativas do local.

Essas aves da espécie Eupsittula aurea, chamada popularmente de periquito-rei, maritaca e jandaia-coquinho, têm, cada vez mais, adentrado em núcleos urbanos que possuem algum tipo de arborização. Possuem o hábito de viver em bando, então, consequentemente, sem as amendoeiras, dezenas de aves ficaram sem o seu lar.

O Ministério Público Estadual abriu uma ação civil pública acerca do assunto. A prefeitura de Ilhéus será intimada e terá até a próxima quinta-feira (16) para se manifestar. De acordo com o promotor Paulo Figueredo, já ficou combinado que, por enquanto, a derrubada das árvores restantes está suspensa. A Universidade Estadual de Santa Cruz criará uma comissão específica para auxiliar o Ministério Público a analisar o plano que a prefeitura irá analisar.

Segundo a Prefeitura de Ilhéus, o replantio está previsto, porém, não há decisão acerca da espécie, ainda. As amendoeiras não seriam recomendadas para a composição do paisagismo da cidade, pois a rede de drenagem estaria sendo danificada com o acúmulo das amêndoas. A rede de esgoto também seria afetada em decorrência das raízes dessas árvores danificarem calçadas e manilhas.