Meio Ambiente

O preço dos agrotóxicos


Agrotóxicos são produtos químicos utilizados para matar pragas e evitar plantas invasoras na agricultura, bem como tornar a planta mais resistente a efeitos externos, aumentando a produtividade. Apesar de eles serem benéficos para a produção agrícola, pois protegem a plantação, essas substâncias são extremamente nocivas aos seres vivos e podem causar a contaminação da água, do solo e até do ar.

Ao aplicar o produto nas plantas, o solo já é contaminado, porque retém grande parte dos contaminantes e assim, com o tempo, perde a fertilidade. Além desse problema, parte dos agrotóxicos que não são retidos pelo solo vão para os lençóis freáticos, que abastecem rios e lagos contaminando-os e matando peixes e algas. A contaminação de rios e lagos também pode ser direta, por despejo destes produtos, o que afeta ainda mais a biodiversidade local. Como os pesticidas são pulverizados, eles também afetam a atmosfera e podem intoxicar organismos vivos e pessoas que respiram o ar contaminado.

Esses pesticidas causam efeitos graves nos organismos humanos, desde tremores, desmaios, convulsões e dores até a morte. Os trabalhadores rurais são os que mais sofrem com os efeitos dos agrotóxicos, porque são expostos por um longo tempo a estes produtos, podendo sofrer paralisias, lesões cerebrais, hepáticas, tumores, alterações comportamentais, entre outros.

Mas você sabia que o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo? Os resíduos dessas substâncias podem chegar à mesa do brasileiro através da acumulação nos alimentos ou pela água. Por isso, existem limites máximos de pesticidas tolerados no Brasil, entretanto, pesquisadores notam que os limites estabelecidos pelo Brasil são em média 200 vezes mais altos que os da União Europeia, por exemplo. Os agrotóxicos são a segunda maior causa de intoxicação no país, perdendo apenas para medicamentos.

Como tentativa de remediar este problema individualmente, é possível minimizar os riscos à saúde lavando bem os alimentos em casa. Ainda assim, alguns produtos químicos são capazes de entrar nas células das plantas, isto é, não é possível reverter isso através da limpeza. A melhor alternativa, em âmbito individual, é utilizar alimentos orgânicos, que são livres de agrotóxicos e, no âmbito governamental, é preciso que o governo aja para trazer menos riscos à saúde da população, por meio de incentivos ao menor uso de agrotóxicos ou substituição por métodos naturais.