Extinção

O mercado de barbatanas de tubarão no sudeste asiático


Mergulhado na alta lucratividade, a comercialização de barbatanas de tubarões tem como principal destino o mercado de Hong Kong e os mercados do Sudeste asiático. Como efeito, esses mercados receberam uma média de 17 mil toneladas dessas barbatanas por ano, entre 2000 e 2011, de acordo com estimativas da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura.

Essas barbatanas são de tubarões advindos das águas costeiras de países como a Indonésia, Japão e México, e ainda de países como a Austrália e Brasil, como mostra um estudo publicado na revista Biology Letter. Nesse sentido, a retirada das barbatanas de tubarão, que são usadas como iguarias tradicionais asiáticas, ameaçam a integridade do ecossistema marinho como um todo, porque, segundo Diego Cardeñosa, investigador de pós-doutoramento na Universidade Internacional da Flórida, não são apenas as espécies de tubarão de oceano aberto que estão ameaçadas, mas também as espécies costeiras. Ainda segundo ele, isso sublinha a natureza global deste comércio, destacando a necessidade de uma gestão mais rigorosa das pescarias em muitas regiões do globo.


Ainda que esteja proibida a prática do finning, ou seja, manter as nadadeiras e descartar a carcaça do animal no mar a fim de liberar seus porões para mais barbatanas, essa prática continua no Atlântico Noroeste. Como consequência disso, por exemplo, a pesca de tubarões fez a abundância dessas espécies declinar em torno de 89% entre os anos de 1986 e 2000, sendo que o tubarão-branco (Carcharodon carcharias) e o tubarão martelo são as principais espécies que se encontram entre as mais vulneráveis de tubarões devido aos efeitos da sobre-explotação pesqueira. 

De maneira geral, os tubarões apresentam baixa capacidade de recuperação aos efeitos da pesca intensiva, sendo a sua taxa anual de crescimento populacional de apenas 1 a 14 % ao ano, ou seja, inferior à encontrada nos peixes de bico e atuns, que apresentam valores entre 8 a 34% ao ano. Esse fato ilustra a necessidade da preservação dos tubarões, que desempenham um papel muito importante para grande parte das espécies de animais dos oceanos.