Política

Mourão e a nova operação militar contra o desmatamento


Nesta segunda-feira, o Vice-Presidente da República, Hamilton Mourão, disse em entrevista que está em discussão com o Ministério da Defesa uma nova tática para combater o desmatamento ilegal na Amazônia e outros crimes ambientais. Mourão, também presidente do Conselho Nacional da Amazônia Legal, declarou que o governo avalia auxiliar nesse combate fornecendo capital para o desenvolvimento de inteligência e logística dos órgãos ambientais. Além disso, também considera pensar em acionar novamente as Forças Armadas para atuar nas áreas mais preocupantes.

No último mês, a Amazônia Legal bateu recorde de área sob alerta de desmatamento, o que coloca o governo brasileiro em situação desfavorável aos olhos dos cidadãos e dos Estados internacionais. Além disso, o governo Bolsonaro decretou duas Garantias da Lei e da Ordem (GLOs) que permitem a ação das Forças Armadas no combate a crimes ambientais, com a última se encerrando em abril, devido a não renovação de Bolsonaro à medida.

Sendo assim, Mourão relatou a jornalistas que conversará nesta segunda com o ministro da Defesa, Walter Braga Netto, sobre uma nova operação de garantia da lei e da ordem (GLO) com custo menor. "Hoje [segunda], eu vou conversar com o ministro Braga Netto. Eu pedi para ele antes de sair para o feriado fazer um levantamento de uma operação de um custo mais baixo, operando só nas áreas onde estão havendo maiores problemas. Ele deve me dar uma resposta hoje e eu preciso falar com o presidente", afirmou Mourão, em entrevista ao G1.