Jovem indiano transforma EPIs em tijolos ecológicos
Ryan Barbosa
O jovem indiano Binish Desai, também chamado de “O Reciclador da Índia”, conhecido bastante por seus projetos na área de sustentabilidade, começou um novo projeto para a utilização de máscaras descartáveis e outros equipamentos de proteção individual para fabricação de tijolos ecológicos.
O mesmo já era reconhecido pela criação dos tijolos P-Block, feitos com resíduos das fábricas de papel. O atual projeto recebeu o nome de P-Block 2.0. “Fomos capazes de criar uma versão 2.0 atualizada do nosso produto, em que usamos máscaras usadas junto com nossa receita de tijolo anterior, tornando-o ainda mais leve e forte do que nossos tijolos já existentes”, contou o jovem em seu Instagram.
O primeiro passo para essa produção seria como adquirir esses materiais de forma segura. Desai então criou um sistema de coleta chamado Eco Bins. O jovem entrou em contato com diversas empresas municipais e órgãos locais para efetivar sua instalação em hospitais e locais públicos como shoppings. Devido a normas sanitárias, os materiais devem ser mantidos isolados por 72 horas antes do descarte, assim, Desai afirmou que os Eco Bins somente poderão ser abertos após esses período. E, após isso, os resíduos seriam lavados em uma piscina de desinfetante.
Diversos experimentos de protótipos foram feitos para testar diferentes proporções e materiais. “Para esses tijolos, a proporção de sucesso foi de 52% EPI + 45% de resíduos de papel + 3% de aglutinante”, disse o jovem ao jornal indiano The Hindu. Desai explica que, após seguir todos os protocolos de higienização adequados (tendo em vista a possibilidade de os insumos estarem contaminados), o material é triturado, adicionando a ele resíduos de papel industrial, e, por fim, uma cola. A mistura deve ficar parada por 5 a 6 horas para ser colocada em formas do tamanho dos tijolos depois. O produto então seca naturalmente por três dias e, então, estará pronto para uso.
De acordo com Desai, os tijolos começarão a serem vendidos em breve, tendo em vista a já existência da infraestrutura do P-Bloco, então seria somente necessário o acréscimo de algumas etapas ao novo produto. O mesmo planeja começar a produção ainda em setembro. Os novos tijolos seriam vendidos pelo mesmo preço do P-Block, 2.8 ₹ (Rúpias), o equivalente, atualmente, a 21 centavos de real. Desai disse que já começou a receber encomendas e pré-ordens de arquitetos e designers de interiores na Índia.