Mudanças Climáticas

É lançado programa Projeções Climáticas do Inpe


No dia 24 de setembro, foi lançado o programa Projeções Climáticas, portal criado pelo Inpe com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). É uma plataforma na qual você pode obter e comparar dados variados acerca das mudanças climáticas no Brasil como índices de precipitação, umidade, máximas e mínimas temperaturas, e muito mais. Essas informações servirão para prever e estudar os possíveis impactos das mudanças climáticas sob diversos setores e segmentos da sociedade como agricultura, saúde, recursos hídricos, entre outros.

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) é um órgão público federal amparado pelo MCTI, cuja responsabilidade é produzir conhecimentos científicos a respeito do espaço e ambientes terrestres do Brasil. A instituição tem como principais focos de ação o desenvolvimento de pesquisas, previsões do tempo e inovação nas áreas de tecnologia espacial e ambiental.

O portal Projeções Climáticas tem o objetivo de democratizar informações com relação às mudanças climáticas com enfoque no panorama brasileiro, dados que antigamente eram raramente encontrados e, quando existentes, muito arduamente interpretados.

Mapa do portal Projeções Climáticas - INPE mostra a como a quantidade de dias com chuva consecutivos deve variar com as mudanças climáticas.

Com a nova plataforma, o Inpe pretende não só alcançar especialistas que precisam coletar dados para suas pesquisas, como também a população em geral que quer se informar sobre assuntos referentes às mudanças climáticas. Há, inclusive, no site do programa, um Guia do Usuário, que apresenta o passo a passo de como um cidadão pode acessar e compreender os dados. Isso representa um grande avanço no uso de tecnologias no Brasil, tendo em vista que a criação de ferramentas e políticas públicas acessíveis voltadas para a conscientização e educação ambiental do público brasileiro são de extrema relevância no contexto atual.

Para acessar o site oficial do programa, clique aqui.