Política

Durante COP26, Coordenador do Fórum Brasileiro de Mudança do Clima se demite

Organismo criado por lei de aconselhamento científico ao presidente perde seu coordenador em meio a COP26.

Assembleia Legislativa do Estado de S. Paulo

Nesta terça-feira (02), durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-26), o coordenador-executivo do Fórum Brasileiro de Mudança do Clima, engenheiro e advogado, Oswaldo Santos Lucon, pediu demissão via e-mail ao Ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite. O organismo de aconselhamento científico criado por lei que é o Fórum Brasileiro de Mudança do Clima (FBMC) deveria auxiliar o presidente em assuntos voltados à questão climática.

“Esperava colocar governo e sociedade em diálogo. No entanto, não estava sendo útil nem para o governo, nem para a sociedade. Me empenhei dentro dos meus recursos disponíveis. Acredito que outra pessoa poderá fazer o que eu não consegui.” Disse Lucon, que está em Glasgow, na COP26, trabalhando como representante do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC).

Lucon ainda conta que a participação do Brasil na COP26 está dividida entre representantes do governo e da sociedade civil e que esses dois lados não dialogam. Ele também explica que tentou, e falhou, em unir essas entidades e que, agora, “isso é tudo menos um fórum”. “Havia uma interlocução aquém do que se espera para uma instituição (o Fórum Brasileiro de Mudança do Clima) que busca criar um diálogo entre governo e sociedade (…). Chegou um momento em que parte da sociedade também não buscou mais o governo”, conta o ex-coordenador.