COP26 anuncia acordo para combater desmatamento
Hoje, a 26º Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas anunciou a criação de um acordo internacional que promete acabar com o desmatamento até 2030. Felipe SilvaHoje, a COP26, evento internacional organizado pelas Nações Unidas que se iniciou no último domingo (31), anunciou a criação de um tratado internacional que promete parar e reverter o desmatamento até 2030. O acordo foi assinado por mais de 100 países, incluindo Brasil, Estados Unidos, Rússia e China.
Este foi o primeiro grande tratado anunciado na conferência, que se estende até o dia 12 e deve ser um dos marcos na geopolítica global por mais ações em torno das mudanças climáticas. No total, os países signatários são responsáveis por mais de 85% das florestas mundialmente.
O compromisso inclui a mobilização de 12 bilhões de dólares (cerca de 68 bilhões de reais) por entidades públicas e privadas, para o investimento em medidas de restauração do solo, combate aos incêndios florestais, e apoio às comunidades indígenas.
E não foram só órgãos públicos que se comprometeram. Mais de 30 empresas garantiram que irão encerrar seus investimentos em atividades ligadas ao desmatamento.
Mas como nem tudo são flores…
Muitos especialistas se preocupam com o cumprimento de tais metas. Um acordo similar, anunciado em 2014, não conseguiu realizar o prometido: a declaração, que contava com 40 signatários, prometia cortar pela metade o desmatamento até 2020. No entanto, as taxas de desmatamento aumentaram desde sua assinatura.
Ainda existe a preocupação de que disputas políticas entre países possam prejudicar a manutenção de fundos financeiros - a Noruega, por exemplo, suspendeu sua participação no fundo da Amazônia em 2019 após divergências com o governo do Brasil.
Existem também interesses econômicos em jogo, tendo em vista que grandes indústrias que se beneficiam do desmatamento, como a agropecuária, tem participação considerável na política de muitos países, e podem dificultar as atividades de manutenção das florestas.
Por que o desmatamento é uma pauta tão importante?
O desmatamento é uma das maiores ameaças globais - e uma das chaves para barrar as mudanças climáticas. Além de serem um reduto de biodiversidade, florestas capturam carbono da atmosfera em ritmos surpreendentes, tendo o potencial de reverter boa parte das emissões de gases estufa.
A COP26 promete continuar formulando acordos para a manutenção de florestas e combate às mudanças climáticas a nível global. A conferência, realizada em Glasgow, na Escócia, reúne 120 chefes de estado e representantes de 200 países.