Mundo

Conheça as fazendas de bile


Embora tenham sido encontradas formas alternativas na medicina, fazendas de ursos da lua voltadas para a extração de sua bile continuam mantidas na China, Coréia do Sul e Vietnã. A sua utilização faz parte da medicina tradicional chinesa, havendo a crença que possui propriedades medicinais. Segundo a AnimalsAsia,  a substância retirada do animal possui grande quantidade de ácido ursodesoxicólico (UDCA), sendo assim úteis no tratamento de doenças do fígado e da vesícula biliar. Desta forma, durante muito tempo os ursos eram caçados e tinham sua vesícula biliar retirada para fins medicinais.

Contudo, mesmo com a evolução de outras alternativas que geram o mesmo efeito no combate a enfermidades, a partir da década de 1980, em especial na China e Vietnã, o aprisionamento de ursos em fazendas passou a crescer. Nesses locais, os ursos ficam muitas vezes presos durante toda a sua vida com o único objetivo de ter sua bile retirada para fins humanos. Os animais passam por condições degradantes, sendo confinados em gaiolas minúsculas, às vezes não possuindo espaço muitas vezes nem para se mover.

A retirada da bile também não leva nem um pouco em consideração a integridade física do animal, existindo várias técnicas. A considerada mais leve é a de gotejamento livre, onde é criada uma passagem aberta entre a vesícula biliar e o abdômem. Contudo, o processo cirúrgico não é nada higiênico, grosseira, e acaba muitas vezes gerando sérias infecções nos animais. Entre outras técnicas se destaca a implementação permanente de um catéter ou látex que drena a bile diretamente do abdômem do urso.

A bílis é vendida na forma de pó, tônico ou pílula, sendo usada como a cura de uma gama de doenças, como resfriados, dores de garganta, acne, ressaca, hemorróidas, conjuntivites e câncer. A substância ainda pode ser encontrada em produtos domésticos comuns, vinho e cosméticos, como creme dental e xampu.

Os produtos produzidos através da bile tem sua maior demanda vinda da China, Japão, Coréia, Vietnã, Malásia e Taiwan, porém ainda são encontrados na Austrália, Indonésia, Laos, Mianmar, Cingapura, EUA e Canadá.

A agricultura da bile é legal na China, onde, como dito em matéria feita pela AnimalAsia existem aproximadamente 100 fazendas em larga escala, que somam ao todo mais de 10.000 ursos, sendo a maior dela com cerca de 2.000 ursos.

Já no Vietnã a prática é ilegal desde 2005, porém, devido à má fiscalização governamental e a implementação de uma lei que permitiu que os responsáveis pelas fazendas continuassem mantendo os animais que lá já se encontravam como animais de estimação, ainda se encontram cerca de 1.000 animais confinados no país.

Na Coréia do Sul, de acordo com a BBC, mesmo havendo um número reduzido de animais confinados, cerca de 400, é legal abater os ursos por sua bile, o que favorece a prática.

Contudo, a pressão a instituições governamentais dos países que sediam essas fazendas e ajuda comunitária para o fechamento desses locais estão aumentando, em parte devido o alerta gerado pela pandemia do coronavírus, a qual mostrou ao mundo as trágicas consequências que a utilização de animais para fins humanos pode ocasionar.