Como a mudança climática pode aparecer no ENEM
Kamila Marinho
O Exame Nacional do Ensino Médio é tradicionalmente conhecido por inserir questões contextualizadas e com assuntos que trazem uma abordagem interdisciplinar em sua composição. Dessa forma, a mudança climática e o aquecimento global são temas relevantes que envolvem conhecimento de diversas áreas, como biologia, química e geografia, que podem aparecer com frequência nos vestibulares em geral.
Causas
Essas questões, geralmente, exigem conhecimento das causas, consequências e possíveis soluções para essa problemática. A principal causa da mudança climática é, de forma geral, o aquecimento do planeta através do efeito estufa, um processo natural que se agravou devido à queima exagerada de combustíveis fósseis, como derivados do petróleo e carbono. Além disso, há ainda a retenção de outros gases na camada de ozônio do planeta, tais quais o metano (CH4), óxido nitroso (N2O), ozônio (O3), clorofluorocarbonos (CFCs) e hidroclorofluorocarbonos (HCFCs), entre outros.
Além disso, uma grande contribuinte para o aquecimento ambiental é a atividade agropecuária, que além de efetuar o desmatamento de áreas florestais, é a principal responsável pelo crescimento exponencial do gás metano na atmosfera terrestre.
Consequências
As consequências das aceleradas mudanças climáticas já podem ser percebidas em todo o planeta. Alguns efeitos dessa problemática são, a constante redução das geleiras, intensificação da seca em alguns países, redução da biodiversidade, entre outras coisas. Sendo assim, é crucial que medidas sejam tomadas para conter esses efeitos do aquecimento global, e de fato, os governos nacionais, por meio de acordos mediados pela ONU, pretendem reduzir seus impactos no meio ambiente.
Questões
Questões com essa temática aparecem com frequência nos vestibulares e ENEM. Abaixo está um exemplo de exercícios que o INEP já colocou nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio.
(ENEM-2010) O aquecimento global, ocasionado pelo aumento do efeito estufa, tem como uma de suas causas a disponibilização acelerada de átomos de carbono para a atmosfera. Essa disponibilização acontece, por exemplo, na queima de combustíveis fósseis, como a gasolina, os óleos e o carvão, que libera o gás carbônico (CO2) para a atmosfera. Por outro lado, a produção de metano (CH4), outro gás causador do efeito estufa, está associada à pecuária e à degradação de matéria orgânica em aterros sanitários.
Apesar dos problemas causados pela disponibilização acelerada dos gases citados, eles são imprescindíveis à vida na Terra e importantes para a manutenção do equilíbrio ecológico, porque, por exemplo, o:
- metano é fonte de carbono para os organismos fotossintetizantes.
- metano é fonte de hidrogênio para os organismos fotossintetizantes.
- gás carbônico é fonte de energia para os organismos fotossintetizantes.
- gás carbônico é fonte de carbono inorgânico para os organismos fotossintetizantes.
- gás carbônico é fonte de oxigênio molecular para os organismos heterotróficos aeróbios.
Gabarito: 4