Extinção

Arara-azul pode estar novamente ameaçada de extinção


Em setembro de 2020, em meio aos incêndios no pantanal, a maior especialista do Brasil em araras-azuis e presidente do Instituto Arara-Azul, a bióloga Neiva Guedes, fez visitas e sobrevoos pelo Pantanal do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul e, infelizmente, encontrou um cenário angustiante: enormes áreas queimadas, perda de habitat, animais com fome e indícios do aumento da captura das aves para venda por traficantes de animais. Devido a isso, Guedes, em uma entrevista feita ao G1, afirmou que as araras-azuis poderão voltar para a lista dos animais brasileiros ameaçados de extinção.

Também de acordo com ela, nas regiões onde se concentram e se reproduzem as araras-azuis nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, o período de pós-fogo trouxe muita fome e representou perda de habitat para a espécie. As araras se alimentam somente de frutos das palmeiras acuri e bocaiúva, mas o que restou como alternativa de alimento para elas foram os frutos queimados. Além da perda de habitat e da falta de alimento, os incêndios causaram lesões, semelhantes a queimaduras, na cloaca, além da perda de ninhos, por conta das árvores incendiadas.

Outra questão que preocupa os especialistas da espécie ameaçada é a ininterrupção do tráfico desses animais no Pantanal. No dia 26 de setembro de 2020, por exemplo, a Polícia Militar Ambiental foi acionada e chegou a abordar dois paraguaios que estavam tentando atravessar a fronteira com uma arara-azul em uma sacola plástica para vender no mercado ilegal de aves.

Mas, apesar de toda essa situação ruim que as araras estão tendo que enfrentar, alguns voluntários viram a necessidade de ajudar esses animais e os brigadistas que estão arriscando suas vidas para salvar o Pantanal doando água e comida para essas pessoas e para animais, que, assim como as araras, estão sofrendo com a seca. Graças a essa ação, foi possível coletar mais de sete mil litros de água potável, o que ajuda não somente os brigadistas, mas toda a fauna do ecossistema.