Amazon anuncia criação de fundo bilionário para lutar contra as mudanças climáticas.
Felipe Silva
Nesta terça-feira (23) a empresa estadunidense Amazon anunciou a criação do Climate Pledge Fund (Fundo de Garantia Climática, em tradução livre) para investir em tecnologias e serviços sustentáveis, de acordo com o Business Wire. O fundo tem um financiamento inicial de 2 bilhões de dólares e apoiará empresas e startups visionárias cujos produtos ajudarão na transição para uma economia sem emissão de carbono, permitindo que corporações cumpram o Climate Pledge.
O Climate Pledge é um acordo assinado em 2019 pela Amazon e o Global Optimism num compromisso de zerar as emissões de carbono até 2040, 10 anos antes do limite firmado pelo Acordo de Paris. Além da Amazon, as empresas Verizon, Reckitt Benckiser e Infosys também se comprometeram com o acordo.
O Climate Pledge Fund, por sua vez, irá contribuir para que o pacto seja cumprido: com formas baratas de reduzir as emissões, empresas se veem mais inclinadas a substituir os seus procedimentos danosos ao meio ambiente. É esperado que outras empresas, além da Amazon, venham a investir nele.

No mesmo dia em que o fundo foi anunciado, a Amazon divulgou seu relatório de sustentabilidade do ano de 2019. Nele, foi anunciado que a empresa está a caminho de consumir 100% de energia renovável. Além disso, a empresa foi capaz de reduzir o peso das embalagens enviadas e eliminou mais de 880.000 toneladas do material.