A indústria agropecuária e os recursos hídricos no ENEM
Marina Morena
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) tem como um dos seus temas recorrentes a agropecuária e seus impactos ambientais, principalmente nos recursos hídricos, e na prova do ano de 2020 não foi diferente. Além de ser um conteúdo muito importante para o exame, dados sobre essa questão podem ser usados como repertório para redações.
O impacto da indústria agropecuária nos recursos hídricos
De acordo com dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), lançados em 2019, a agropecuária é a atividade que mais gasta esse recurso, pois utiliza 70% de toda a água consumida no mundo, dado que foi apresentado no texto da questão do ENEM. No Brasil, país de forte produção agropecuária, gasta 72% da sua água consumida nesse setor.
Além disso, cerca de 41% da irrigação global é feita de forma que impacta as necessidades do fluxo ambiental, causando sérios danos aos ecossistemas e à manutenção da vida, segundo a FAO.
Se essa indústria reduzisse somente 10% do seu consumo, concluiu a ONU, seria possível abastecer duas vezes a população mundial, ajudando a atingir os objetivos da ODS 6: água limpa e saneamento.
Questão do ENEM
A demanda mundial para a produção de alimentos aumenta progressivamente a taxas muito altas. Atualmente, na maioria dos países, continentes e regiões, a água consumida na agricultura é de cerca de 70% da disponibilidade total.
Para que haja a redução da pressão sobre o recurso natural mencionado, a expansão da agricultura demanda melhorias no (a):
- fertilização química do solo.
- escoamento hídrico do terreno.
- manutenção de poços artesianos.
- eficiência das técnicas de irrigação.
- velocidade das máquinas colheitadeiras.
Gabarito: 4